terça-feira, 28 de junho de 2011

Homofobia deve ser tratada como doença, diz analista

Durante o 12º Simpósio da AJB (Associação Junguiana do Brasil), em 2004, analistas debateram uma possível abordagem junguiana da sexualidade, principalmente na relação entre parceiros do mesmo sexo. (...)


 Segundo o analista Gustavo Barcellos, "o uso do termo 'homofobia' denota que estamos, como outras formas de fobias, diante de uma doença. O termo está em uso no jargão psicológico desde 1972, quando apareceu pela primeira vez no livro de George Wienberg, 'Society and the Healthy Homosexual'. Assim, podemos entender que ela segue os padrões básicos das dinâmicas fóbicas: medo intenso, associado a repulsa, que leva gradativamente a um empobrecimento da vida emocional e do comportamento social."

A homofobia, de acordo com Barcellos, "pode facilmente avançar para um sentimento de ódio, beirando níveis quase paranoicos de rechaço que podem gerar comportamentos violentos."

O livro faz parte da coleção "Anima Mundi", série que pretende levar ao grande público os temas discutidos pela comunidade científica.

fonte: http://livraria.folha.com.br/

Um comentário:

  1. Oi moça! Me vista nesse cantinho agora:
    http://diariodetatuagem.blogspot.com/

    tô escrevendo as coisas q tão rolando comigo nessa jornada. Passa lá! :)

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos não serão aceitos.